23 de nov. de 2008

Midi Guitar

MIDI GUITAR

1- MIDI
MIDI (Musical Instrument Digital Interface) e na verdade um protocolo padrão criado pela indústria que possibilita que instrumentos eletrônicos ou suas interfaces (no caso o assunto real deste tópico), computadores, softwares e outros equipamentos POSSAM COMUNICAR-SE, CONTROLAR E SINCRONIZAR uns aos outros.

MIDI não transmite um sinal de audio ou de midia, eles simplesmente transmite dados digitais através de 'mensagens de eventos', como informações da altura (pith) e a intensidade de notas musicais (tocadas ou a serem tocadas), e sinais de controle paramétrico com volume, vibrato, estereo, sinais de clock para ajuste de tempo etc..

Ele foi desenvolvido em 1983 e seu sucesso se deve ao fato de ter sido muito pouco modificado durante este tempo... para saber mais www.midi.org

2-MIDI CONTROLLER (CONTROLADOR MIDI)
Em um sentido, um controlador é um equipamento ou programa que gera e transmite informação MIDI para equipamentos habilitados a reconhecer tal interface.
Em um sentido mais técnico, um CONTROLADOR MIDI é uma abstração de um equipamento/sistema utilizado no controle de uma performance, que não se correlaciona diretamente apenas a eventos de ligar/controlar/desligar notas musicais.

Tomando como exemplo uma mesa de som MIDI. Pode-se ter um potenciômetro (slider) assinalado para abrir e fechar uma porta, através da integração do sistema midi com protocolos/sistemas de automação industrial.
O que a mesa transmite é uma 'mensagem de eventos' que terá um equipamento na outra ponta que distinguirá as mudanças de valores inseridos pelo controlador.

3 - CONVERSORES PITCH TO MIDI (tema deste tópico)

São sistemas/equipamentos que convertem (discretizam) sinais de audio analógico, analizando-os e convertendo-os em um sinal MIDI. Há muitos equipamentos dedicados a converter sinais gerados por sinais monofônicos como de instrumentos de sopro (madeiras, metais etc) ou voz humana, bem como os polifônicos,que é o assunto deste tópico

4 - CONVERSORES PITCH TO MIDI PARA GUITARRAS E BAIXOS.

São equipamentos polifônicos, que a industria acabou por ter com padrão HEXAFÔNICO pelo fato de tradicionalmente ser o nº de cordas presentes nas guitarras.
Tais sensores poder ser captadores eletromagnéticos, piezoelelétrico ou de interfaces opticas.

Atualmente a industria adotou como padrão o sistema de 13 pinos da roland, que tem como principal gargalo o fato de chegar apenas a seis (hexa) sensores por barramento, menos pode, mais teria que ter um outro barramento paralelo ao sistema.

Este padrão de 13 pinos teve como origem um sistema anterior,pré midi, de 24 pinos (também criado pela roland) que era utilizado em sistemas de Guitar Synth como as GR303, GR707 etc...
5- Guitar Synthesizers (SINTETISADOR DE GUITARRA)

http://www.joness.com/gr300/index.htm

LUTHIER BRASIL ABERTO
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4027631

Nenhum comentário: